QUEM NASCEU PRIMEIRO: O HOMEM OU A RELIGIÃO?

RELIGIOES

 

Uma pergunta de simples resposta: O HOMEM é claro! Então quem criou a Religião? O próprio homem. Então para que serve a Religião, seja ela qual for?

Bem, nesse caso, vai de cada um. No meu caso eu sigo as palavras que vão de encontro ao meu coração e sentimentos e principalmente, meu discernimento.

 “Tenha sempre bons pensamentos porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras. Tenha boas palavras porque as suas palavras se transformam em suas ações. Tenha boas ações porque as suas ações se transformam em seus hábitos. Tenha bons hábitos porque os seus hábitos se transformam em seus valores Tenha bons valores porque os seus valores se transformam no seu próprio destino”. Mahatma Gandhi

Observem a sequencia das palavras, pensamento, palavras, ações, hábitos, valores e finalmente o seu destino, em nenhum momento falamos de literatura fantástica, são fatores visíveis, sentidos e de fácil compreensão. O mais importante é que você, é o seu próprio PASTOR, GUIA e LUZ. Então quando ouço que todo homem precisa de uma RELIGIÃO, sinto uma pontada no peito, porque é absolutamente o contrário, a Religião sem o Homem não existe. Ela precisa de seguidores, de orlas, muitas vezes de fanáticos, para que possa alcançar o PODER, outra coisa que a Religião propicia, é o poder para alguns, aqueles que possuem um DOM. O dom de manipular massas com palavras. Assim tivemos, homens como Moisés, Jesus Cristo, Maomé, Buda, Hitler, Ghandi, George Bush, Bin Laden e atualmente Waldomiros, Edires, R.R. Soares, Papas, Padres. Esses absorvem mais adeptos, por terem acesso a mídia, fato ainda inexistente para os Espíritas, que ainda fazem o trabalho de formiguinha, do famoso boca-a-boca. Mas que estão incluídas nas religiões citadas.

Também podemos observar, que na maioria das vezes, a Religião é um fato social, como o Batismo de recém-nascidos, que ainda não sabem nem falar e nem saber se aquela religião será boa ou não, tudo vai depender do seu relacionamento com seus pais, amigos e namoradas.

Lembrar que a Religião é bem mais antiga do que as atuais, pois todas as Mitologias foram o princípio das crenças em seres fantásticos ou deuses, como queiram chamar. Os homens naquele período adoravam seus deuses por ainda não compreenderem os acontecimentos da Mãe Natureza, assim tínhamos o Deus-Sol, Deus-Trovão, das águas, dos vulcões, do vento, da caça e aqueles que regiam os nossos sentimentos, do amor, da caridade, da beleza e assim por diante. Eles tinham templos, oráculos, sacerdotes e sacerdotisas, mestres e outros codinomes, mas com a mesma finalidade, agregar o povo em volta de uma crença e progredirem como sociedade, participar do Legislativo, Executivo e Judiciário, como acontece hoje também. O que mudou? O que encerrou esse ciclo religioso? O domínio de um povo mais poderoso. Os romanos, que matavam todas as crenças por onde passavam. E que um dia foram obrigados a abraçarem uma nova religião. O Cristianismo.  Não é a toa que a Igreja Católica Apostólica Romana ainda domina o mundo. Por enquanto!

Sendo assim por que é preciso tantas religiões num espaço tão pequeno, como nosso mundo? Seja adepto de qualquer religião, mas seja antes um HUMANISTA!

 

facebooktwittergoogle_plusby feather